28/03/2019

MEC volta atrás em decisão de adiar avaliação da alfabetização


MEC volta atrás em decisão de adiar avaliação da alfabetização


Especialistas e gestores da área têm citado paralisia ou atraso em diversos programas do MEC que também tem tido várias demissões e trocas na equipe.


Não deu nem tempo do povo criticar mai. Em menos de 24 horas o MEC publica um decreto e depois publica outro decreto desfazendo o anterior. Muita falta de obetividade....



veja mais em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/03/26/mec-volta-atras-em-decisao-de-adiar-avaliacao-da-alfabetizacao.ghtml

26/03/2019

MEC decidiu não avaliar este ano o nível de alfabetização das crianças brasileiras.

Resultado de imagem para alfabetização


O Ministério da Educação (MEC) decidiu não avaliar este ano o nível de alfabetização das crianças brasileiras, contrariando o que havia sido anunciado em 26 de dezembro, no governo anterior. No ano passado, gestão Michel Temer afirmou que passaria a verificar a alfabetização mais cedo, aos 7 anos de idade (2º ano do ensino fundamental), em uma prova que deveria ser feita em outubro deste ano. No entanto, uma portaria publicada nesta segunda-feira, dia 25, no Diário oficial da União, exclui as crianças de 7 anos das provas nacionais. 


O que muda?


Portaria publicada nesta segunda-feira alterou as regras do SAEB 2019, que haviam sido editadas em dezembro. Veja as principais modificações:

Alunos do 2º ano seriam avaliados com provas de língua portuguesa e matemática, por amostra. Não haverá mais avaliação para essa etapa escolar.


A avaliação do ensino infantil englobaria todas as escolas públicas, sem testes para os alunos, mas sim questionários para os profissionais e gestores. Agora, será por amostra e como "estudo-piloto".

Uma amostra de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, inclusive de escolas particulares, seria avaliada. Nas novas regras, as provas de Ciências vão ser aplicadas apenas a uma amostra de escolas públicas.

Fim da greve!


  Depois de paralisarem as atividades de dois dias, na quinta-feira (21) e o segundo, na sexta-feira (22) que já estava previsto no calendário nacional, contra a reforma da previdência, os profissionais da educação pública municipal, decidiram em assembleia que voltariam às atividades, encerrando a greve. 
    A decisão se deu após algumas falas de professores e também de membros diretores da APLB. Foram passados alguns pontos sobre as condições da gestão municipal que muitos professores desconheciam. 
    Foi realizada a leitura do documento da reunião ocorrida no gabinete do atual prefeito Temóteo Brito, com representantes do gestor, entre eles o Secretário de Educação Hermon Freitas  e representantes da direção da APLB-Sindicato.  Na reunião foi definida uma agenda positiva de negociações com o prazo até o dia 15 de Maio. Caso até esta data não se encontre uma solução para os problemas a categoria entrará em greve no dia 16/05 por tempo indeterminado.
Resultado de imagem para fim da greve
     Resta agora esperar que essa agenda seja cumprida e que a categoria não se deixe enfraquecer. A união de todas e todos é importantíssima nesse momento, embora saibamos que houve muita insatisfação de colegas que não concordaram com a forma como essa greve foi finlizada.
" A vida é uma lousa, em que o destino,
para escrever um novo caso, precisa de
apagar o caso escrito. "





Visualizações de página