24/06/2013

Escolha do livro didático anos finais 2014

A escolha dos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), destinados aos alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, para o triênio de 2014 até 2016, será realizada no período de 2 a 12 de agosto, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A escolha deverá ser realizada pela escola, com base nas orientações constantes no Guia de Livros Didáticos, que será disponibilizado, a partir de 21 de junho, exclusivamente no portal FNDE.
A direção da escola deverá designar um responsável para realizar o registro da escolha pela internet, em www.fnde.gov.br >> Livro Didático >> Escolha PNLD 2014.
As escolas receberão uma carta amarela do FNDE, registrada, com dados de usuário e senha de acesso ao sistema de escolha, até o mês de julho. A direção da escola é responsável pela guarda e sigilo da senha.
Também será encaminhada carta contendo orientações para o registro da escolha do PNLD 2014. As escolas devem designar alguém para receber as correspondências nesse período.
Para que o processo de escolha seja realizado pela escola com autonomia e seja isento de interferências externas, o FNDE regulamentou as formas de divulgação dos livros no PNLD.
Esse documento, intitulado de Normas e Condutas, está disponível no portal, em www.fnde.gov.br (Livro Didático – Legislação - 2007-Portaria nº 7 de 5/4/2007).
O Ministério da Educação ressalta que, no período que vai da divulgação do Guia pelo FNDE até o final da temporada de escolha, os representantes dos editores ficam impedidos de acessar as dependências das escolas para realizar divulgação dos títulos participantes e ficam proibidos de participar de eventos das escolas e secretarias destinados à realização das escolhas, cabendo aos dirigentes e professores denunciar as violações pelo telefone 0800 616161 ou pelo portal www.fnde.gov.br no espaço reservado ao processo de escolha.
Também não é permitido às escolas aceitar vantagens oferecidas pelos editores e seus representantes.
O MEC e o FNDE não solicitam confirmação de dados de usuário e senha por e-mail ou telefone.
As escolas devem cuidar para que esses dados fiquem seguros. Possíveis violações ao processo de escolha devem ser denunciadas pelos dirigentes e professores, pelo 0800 616161 ou pelo portal do FNDE.
Para informações, consulte o portal do FNDE ou recorra ao Serviço de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 0800 616161

Prêmio Escola Voluntária

O Prêmio Escola Voluntária está com as inscrições abertas para a sua 13ª edição até 30/06! 

O objetivo é incentivar e reconhecer instituições de ensino - públicas e privadas - responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre os seus alunos. As 10 escolas finalistas serão premiadas, saiba mais aqui: www.escolavoluntaria.com.br


23/06/2013

E viva São João!



O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.

O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.

As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas europeias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício, que é um costume no baile da quadrilha nordestina.

Por Patrícia Lopes
" A vida é uma lousa, em que o destino,
para escrever um novo caso, precisa de
apagar o caso escrito. "





Visualizações de página