29/12/2011

No Brasil, Bachelet critica a baixa participação de mulheres na política



Ex-presidente do Chile faz primeira missão como diretora da ONU Mulheres

BRASÍLIA. A ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, que é secretária-geral adjunta das Nações Unidas e diretora-executiva da ONU Mulheres, disse ontem que é preciso aumentar com urgência a participação feminina na política. Lamentando que apenas 19% das parlamentares no mundo sejam mulheres, ela se reuniu com deputadas e senadoras brasileiras, no escritório da ONU em Brasília, em sua primeira missão no país como representante da entidade.
- Com mais mulheres no poder, poderemos falar de uma democracia verdadeira - disse.
Segundo Bachelet, que governou o Chile de 2006 a 2010, menos de 10% dos chefes de governo no planeta são mulheres. A ex-presidente chilena defendeu uma reforma política para mudar a situação. Uma das propostas é exigir que metade dos candidatos ao parlamento sejam mulheres.
Bachelet terá encontro nesta quinta-feira com a presidente Dilma Rousseff. Ela destacou o fatode visitar o Brasil no momento em que uma mulher governa o país. E elogiou a Lei Maria da Penha, afirmando que se trata da legislação mais avançada do mundo, ao tornar mais rigorosa a punição de agressões a mulheres no ambiente familiar.
A ONU Mulheres é a entidade das Nações Unidas que trata de questões de igualdade de gênero e empoderamento feminino. Cerca de 15 parlamentares brasileiras participaram do encontro.

Déficit de professores chega a 300 mil nas escolas públicas

Estimativa da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação aponta déficit de cerca de 300 mil professores no País no próximo ano nas redes estaduais e municipais. O número corresponde a 15% do total de educadores em sala de aula, que é de 2 milhões. Salários baixos, falta de profissionais no mercado, ausência de plano de carreira e mau gerenciamento do quadro de servidores são apontados como as principais causas da carência. As informações são do jornal O Globo.
" A vida é uma lousa, em que o destino,
para escrever um novo caso, precisa de
apagar o caso escrito. "





Visualizações de página