26/03/2019

MEC decidiu não avaliar este ano o nível de alfabetização das crianças brasileiras.

Resultado de imagem para alfabetização


O Ministério da Educação (MEC) decidiu não avaliar este ano o nível de alfabetização das crianças brasileiras, contrariando o que havia sido anunciado em 26 de dezembro, no governo anterior. No ano passado, gestão Michel Temer afirmou que passaria a verificar a alfabetização mais cedo, aos 7 anos de idade (2º ano do ensino fundamental), em uma prova que deveria ser feita em outubro deste ano. No entanto, uma portaria publicada nesta segunda-feira, dia 25, no Diário oficial da União, exclui as crianças de 7 anos das provas nacionais. 


O que muda?


Portaria publicada nesta segunda-feira alterou as regras do SAEB 2019, que haviam sido editadas em dezembro. Veja as principais modificações:

Alunos do 2º ano seriam avaliados com provas de língua portuguesa e matemática, por amostra. Não haverá mais avaliação para essa etapa escolar.


A avaliação do ensino infantil englobaria todas as escolas públicas, sem testes para os alunos, mas sim questionários para os profissionais e gestores. Agora, será por amostra e como "estudo-piloto".

Uma amostra de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, inclusive de escolas particulares, seria avaliada. Nas novas regras, as provas de Ciências vão ser aplicadas apenas a uma amostra de escolas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" A vida é uma lousa, em que o destino,
para escrever um novo caso, precisa de
apagar o caso escrito. "





Visualizações de página