12/06/2012

A História e a Origem do dia dos namorados


Nesse texto você encontrará as respostas e entenderá um pouco melhor o verdadeiro significado do dia 12 de junho. Segundo a versão mais conhecida. a comemoração teria se originado na Roma antiga, no século III.
O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
No Brasil, é comemorado em 12 de junho apartir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes.
Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados.
A idéia inicial pode ter sido um tanto quanto interesseira, afinal, escolheram o mês de junho por ser um mês fraco de vendas, no entanto seja qual quer que seja a data que se comemora um namoro, uma paixão, um relacionamento a dois, o importante é o amor e o carinho que são demonstrados, compartilhados e vivênciados por um casal. Além desse texto que explica como surgiu o dia dos namorados no Brasil e no Mundo preparamos também um especial com frases, textos, mensagens e vídeos para namorados e apaixonados, nesse dia 12 de junho faça uma surpresa para a pessoa amada.

como surgiu o dia dos namorados

11/06/2012

Greve: professores querem aumento de 22% parcelado e revogação de lei

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) decidiu em reunião na tarde deste sábado (9) por dois pontos a serem levados em contraproposta para o governo do estado - a reunião continua na segunda-feira, quando a proposta deve ser finalizada. Uma assembleia dos professores na manhã de terça deve avaliar a contraproposta antes dela ser apresentada ao estado.
Segundo Rui Oliveira, primeiro-secretário da APLB, os professores vão aceitar que o governo parcele o aumento pleiteado de 22% ao longo de 2012 desde que este valor seja válido para todos os professores - de todos os níveis, incluindo aposentados e probatórios. Os detalhes de como seriam esse parcelamento não foram discutidos ainda pelos professores. 

 

De acordo com Marilene Betros, da APLB, os professores também querem a revogação da lei que transforma o vencimento dos professores não licenciados em subsídio, aprovada na Assembleia Legislativa em abril, e o pagamento dos salários cortados. "Nós fizemos uma avaliação da greve, levantamento das ações e discutimos também as últimas decisões da Justiça", diz, falando sobre a suspensão de liminar pedida pelo governo que teve seguimento negado pelo STF.
No domingo, os professores fazem uma "feijoada solidária" com ajuda de parentes na Assembleia Legislativa, onde alguns continuam acampados em protesto,
A greve completa 60 dias neste sábado.
Proposta do governo
A última proposta apresentada pelo governo do estado – e rejeitada pelos docentes em assembleia no dia 5 deste mês –previa aumento real de 22% a 26% através de promoções nas carreiras, mas o parcelamento iria até abril do ano que vem.
A proposta apresentada é de 7% de aumento em novembro e outros 7% em abril de 2013. Além desses reajustes, o 6,5% já concedido pelo governo seria mantido. Já para receber promoções, que não incluiam aposentados nem licenciados, os professores teriam que fazer um curso à distância, segundo a APLB.

 Fonte:www.correio24horas.com.br
" A vida é uma lousa, em que o destino,
para escrever um novo caso, precisa de
apagar o caso escrito. "





Visualizações de página