20/07/2012

NÃO SE CALE .

"NÃO HA ESCURIDÃO MAIOR E MAIS ASSUSTADORA PARA UMA CRIANÇA E PARA A HUMANIDADE DO QUE A FALTA DE RESPEITO PELOS SEUS DIREITOS". (by Marta Serrat)





Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. PAULO FREIRE





Por favor, não seja OMISSO a qualquer tipo de ABUSO contra crianças e adolescentes. Eduque seus filhos, amigos, primos, sobrinhos e qualquer criança a falar, ajude-os a usar a Internet saudavelmente, a ter cuidado em onde andar. 


Se você sabe de algum caso, por favor, denuncie, ligue 100 de qualquer telefone no Brasil.
Nós podemos mudar essa história.


Eleições de 2012 terão participação recorde de mulheres


As eleições municipais de 2012 terão a maior participação feminina da história brasileira.  A proporção de mulheres entre os candidatos a vereador e prefeito subiu de 22% nas eleições de 2008 para 31% neste ano.
O número de mulheres subiu 73% desde a última eleição municipal, quando 81.251 se candidataram. Neste ano, serão 140.418.
A mudança é puxada pelas novas regras eleitorais aprovadas pelo Congresso Nacional em 2009. Até então, os partidos deveriam reservar 30% das vagas de vereadores para as mulheres. Um partido que tivesse 60 vagas, por exemplo, deveria separar 20 delas – elas poderiam, portanto, ficar “reservadas”, porém vazias.
Com a nova redação da lei, “reservar” virou “preencher”. Desde então, 30% do total das candidaturas devem ser obrigatoriamente ocupadas pelo sexo feminino.
No entanto, para a eleição ao Executivo (que não prevê cota), o número de candidaturas femininas é ainda mais baixo. Entre os candidatos a prefeito, só 12,47% são mulheres (1.909). Ainda assim, houve evolução em relação a 2008, quando as mulheres representavam 11,12% do total.

16/07/2012

Mulheres nos espaços de poder e decisão

O poder de decisão das mulheres - Até onde chegamos!



Os movimentos de mulheres e feministas têm cumprido um papel importante no avanço das conquistas. 
Ter uma mulher na Presidência da República é uma grande vitória do movimento. Foram décadas de lutas para as mulheres afirmarem-se como sujeitos políticos. Após muitas disputas e enfrentamentos, quer-se a igualdade no cenário político.
Nos últimos anos, tem crescido o debate público sobre a reforma política, que pauta também a agenda dos movimentos de mulheres para a democratização do sistema político. Na Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, nas disputas dentro do Congresso Nacional, nas audiências regionais que a Comissão Especial da Reforma Política da Câmara realizará, nas discussões e atividades que a Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Social promoverá, a luta das mulheres para democratizar o poder vai reverberar. Não é de hoje que as mulheres lutam por isso. A história conta as dificuldades das mulheres de embrenhar-se nestes “redutos” dominados pelos homens.
No final do século XIX e ao longo do século XX, as mulheres conquistaram os direitos políticos na maior parte dos países. Atualmente, do ponto de vista legal, podem votar e ser votadas em condições de igualdade com os homens. No entanto, mesmo após décadas, elas permanecem em posição minoritária nos espaços de tomada de decisão, sejam eles os Parlamentos, os Poderes Executivos ou mesmo as cortes do Judiciário. No Parlamento brasileiro, em especial, os mecanismos de exclusão das mulheres são tão poderosos que, se a situação persistir assim como está, nesse mesmo ritmo, vai ser necessário mais 228 anos até que mulheres e homens estejam igualmente representados na Câmara Federal.

LUGAR DE MULHER É NA POLÍTICA!
" A vida é uma lousa, em que o destino,
para escrever um novo caso, precisa de
apagar o caso escrito. "





Visualizações de página