28/04/2020

Dia Internacional da Educação

   

         
Você sabia que no dia 28 de abril é comemorado o Dia Internacional da Educação?


Essa data originou-se a partir do Fórum Mundial de Educação, realizado em abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, onde foram reunidos representantes de 180 países que assinaram um documento no qual se comprometiam a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta até 2015.

Durante a Conferência foi estipulada a Declaração Mundial de Educação para Todos, com o intuito de impulsionar os esforços para oferecer a educação adequada para toda a população em seus diferentes níveis de ensino. Ao todo, mais de 150 governos adotaram esse compromisso.
A maior parte do conhecimento humano se dá a partir do processo de educação. E quando falamos em educação, nossos pensamentos nos remetem às escolas, alunos, educadores, materiais e tudo o que faz parte do universo escolar. No Brasil, tanto a escola (espaço físico) quanto o sistema educacional, envolvem contentamentos, avanços e grandes desafios.
Segundo a representação da UNESCO no Brasil, o país apresentou avanços nas últimas duas décadas, como o acesso quase universalizado ao ensino fundamental para a população de 7 a 14 anos, o grande aumento da proporção de jovens na idade própria que se encontra no ensino médio (o que aponta um expressivo avanço no acesso à educação secundária), além da redução das taxas de analfabetismo entre jovens e adultos e o aumento no acesso ao ensino superior. Defendemos aqui em nossa “sala dos professores” a Educação como um meio para garantir oportunidades de acesso a melhores condições de vida e de trabalho a toda população.
O Brasil realmente alcançou avanços significativos no combate ao analfabetismo, na universalização do ensino fundamental, nas avaliações de seu sistema de ensino, no financiamento do ensino básico, na ampliação de vagas no ensino superior, entre outras coisas. Mas claro que ainda existe um longo caminho a ser percorrido até que sanemos todos os problemas ou, ao menos, melhoremos muito as condições do nosso ensino.
Por isso, neste dia 28 de abril, vale a pena relembrar e comemorar tanto os passos importantes dados quanto se aprofundar e cobrar os compromissos assumidos para que a educação seja para todos.
Hoje, convidamos você, professor, a refletir sobre o Dia da Educação e a diferença entre ensinar e educar. Vamos continuar a batalha para atingir uma educação de qualidade, agindo para que os alunos também aprendam a fazer, a ser e a conviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" A vida é uma lousa, em que o destino,
para escrever um novo caso, precisa de
apagar o caso escrito. "





Visualizações de página